O Net Promoter Score ou NPS é o único número que você precisa saber para crescer, disse Reichheld.
Resumidamente, o Net Promoter Score (NPS) é uma métrica utilizada para medir o grau de lealdade dos clientes de uma empresa através uma pergunta fundamental simples, gerando um score final e a classificação do nível de satisfação dos clientes.
Mas, será possível avaliar a satisfação do cliente da sua empresa de forma eficiente com atribuição de apenas um número? Frederick F. Reichheld diz que sim, desde 2003, quando introduziu o conceito de NPS com sucesso aos olhos do público na Harvard Bussiness Review.
O NPS é uma métrica muito eficiente desenvolvida com base em estudos que correlacionam as respostas nas pesquisas com o comportamento real de compra, padrão de compra e, até o crescimento das empresas.
Veja Como Funciona o NPS no Vídeo:
Como Funciona a Metodologia do NPS.
Os clientes respondem a uma pergunta fundamental simples que considera o quanto eles são leais à sua empresa. A pergunta encontrada por Reichheld foi:
“Qual a probabilidade de você recomendar [a empresa X] a um amigo ou colega?”
Na prática, ocorrem algumas pequenas adaptações na pergunta, mas, sem perder o core inicial, como:
“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você nos recomendaria para um parente ou amigo?”
A pesquisa pode ser disponibilizada por diversos meios como surveys (Pesquisas), Google ou em aplicativos e softwares profissionais.
O cliente responde à pergunta dando uma nota de 0 a 10 através de um dos meios escolhidos e, com os dados em mãos, o empresário pode classificar o grau de lealdade dos clientes em:
-
Detratores
Os clientes que deram notas entre 0 a 6 são considerados Detratores. São os clientes infelizes, que literalmente fazem marketing negativo da sua empresa. Criticam abertamente a empresa e dificilmente voltariam a comprar.
-
Neutros
Os clientes que deram notas entre 7 a 8 são considerados Neutros. Estão satisfeitos, mas ainda não estão fidelizados e engajados. São clientes vulneráveis a ofertas da concorrência, podem até indicar a empresa, mas apontam o que não gostaram no atendimento.
-
Promotores
Os clientes que deram notas entre 9 a 10 são considerados Promotores. São clientes entusiasmados e leais, eles indicam a marca para outros e utilizam a sua empresa como referência.
Esse é objetivo de se buscar um nível de atendimento de excelência, ser capaz de fidelizar o máximo possível de clientes através de um atendimento de qualidade.
Com as notas obtidas pela avaliação dos clientes é possível calcular a nota de NPS. Esse número permitirá classificar o nível de excelência do atendimento da empresa.
O cálculo do NPS é feito da seguinte forma:
Para ficar mais claro, vamos a um exemplo. Imagine que a empresa Zeta tenha coletado 100 respostas na sua pesquisa, o cálculo do NPS seria feito da seguinte forma:
Exemplo:
Respostas totais: 100 respostas
Promotores: 60 clientes
Neutros: 20 Clientes
Detratores: 20 Clientes
O resultado do cálculo do NPS, também chamado de Score, varia de -100 a 100 pontos e, dependendo da nota de NPS, você poderá analisar em que Zona de Classificação de NPS sua empresa está.
A interpretação acontece da seguinte forma:
- Notas entre -100 a 0:
Situação crítica, alerta total. É preciso tomar uma decisão rápida, rever os processos na empresa e identificar os pontos de problema. - Notas entre 0 a 50: Zona Crítica
Você deve reavaliar os seus processos, pois as experiências dos clientes são em geral negativas. - Notas entre 50 a 75: Zona de Qualidade
A sua empresa tem um atendimento de qualidade e os clientes são leais, em maioria. Mas os processos ainda precisam de melhoria para captação de mais clientes com alto nível de satisfação e lealdade. - Notas entre 75 a 100: Zona de Excelência
A empresa tem um bom nível de qualidade no atendimento, os clientes são leais, indicam e defendem a empresa, por isso, é importante saber quais são pontos positivos da experiência do cliente para manter o bom nível de atendimento.
Analisando as zonas de classificação da empresa, você pode identificar no seu processo as melhorias que são necessárias e alavancar o crescimento da empresa.
Qual valor de NPS é considerado bom?
De forma geral, qualquer número acima de zero significa que sua empresa possui mais pessoas promotoras do que detratoras.
Mas de qualquer forma é preciso estar atento ao NPS das outras empresas do seu setor para verificar qual é o nível de qualidade médio estabelecido para aquela área. Isso o fará ser mais competitivo no mercado e correr atrás do prejuízo.
Grandes empresas com níveis de excelência no atendimento possuem NPS acima de 70 pontos.
O Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) em parceria com a Revista Exame divulgou em 2019, o último estudo que ranqueia as empresas pelo nível de atendimento segundo o Score de NPS. As 10 primeiras são:
- Natura: 80,87
- Renault: 80,19
- O Boticário: 79,13
- Coca-Cola: 78,61
- Netflix: 78,4
- Nubank – 78,24
- Fleury – 77,35
- Fedex – 77,24
- Samsung – 76,63
- Hyundai – 76,56
Como fazer a pesquisa de NPS?
Para criar uma pesquisa seguindo o conceito do NPS é necessário:
1. Pergunta definitiva ou fundamental: essa pergunta deve ser obrigatoriamente quantitativa, ou seja, deve pedir que o cliente escolha uma nota de 0 a 10 como resposta.
Ex: Em uma escala de 0 a 10, o quanto você nos recomendaria para um parente ou amigo?
2. Pergunta de Feedback: essa pergunta deve ser qualitativa e a resposta não deve ser obrigatória, para alguns clientes isso pode ser mais uma barreira para responder.
Disponibilize um campo específico na pesquisa para que o usuário justifique a nota com suas próprias palavras. Assim será possível compreender a razão pelo qual o seu negócio foi bem ou mal avaliado.
3. Disponibilização: você pode escolher formulários de pesquisa mais simplificados como o Google Forms, por exemplo, ou outro aplicativo que permita realizar pesquisas.
Você poderá disponibilizar através de um tablet, celular ou link via Whatsapp e email para o cliente responder, dependendo do tipo de estabelecimento que você tiver.
A pesquisa do NPS deve ser aplicada no mínimo a cada 90 dias na empresa e, as tratativas das reclamações devem ser resolvidas quanto antes para melhorar o nível de satisfação do cliente com o seu negócio.
Recebi um Score baixo, como posso melhorar o atendimento?
O primeiro passo é conseguir classificar o resultado do seu score, entender quais são as falhas do seu processo de atendimento e a experiência que o cliente está tendo com a sua empresa.
Clientes leais à empresa gostam de colaborar e, com certeza, devem ter deixado alguma “pista” nas respostas da pesquisa. Avalie todas as respostas recebidas e dê as tratativas a cada uma delas com a máxima urgência.
O atendimento é um ponto crucial do negócio. O produto pode ser ótimo, mas se o atendimento for ruim, a avaliação da empresa com certeza não será boa e isso impactará no status financeiro da empresa.
Um atendimento mais receptivo, cordial e preocupado em resolver todas as situações mostra ao cliente que a empresa o respeita. O relacionamento com o cliente é uma construção que precisa ser cultivada diariamente pela empresa.
O treinamento de todos os setores envolvidos com o atendimento pode ajudar, mas, a contratação das pessoas certas para o atendimento ao público é crucial.
Quando falamos em atendimento, nos referimos a todos os canais de atendimento, seja no balcão da loja ou nas Redes Sociais.
Trazendo um exemplo prático, você não deixaria um cliente no balcão da loja sem atendimento durante 3 horas seguidas, deixaria? Quando você faz isso nas redes sociais está mostrando desrespeito ao cliente e, perdendo um timing importantíssimo na decisão de compra do cliente e fechamento de negócios.
Conclusão
Uma empresa atualizada deve atender com eficiência em todos os canais de atendimento disponíveis. Não há mais barreiras entre o virtual e o físico e, tudo que acontece na sua empresa é problema seu!
Tenha sempre em mente: manter um cliente satisfeito é muito mais “barato” do que conquistar novos clientes.
Um cliente leal gosta e indica sua empresa, mantenha-o sempre consumindo com você.
Quer saber mais sobre Satisfação do Cliente? Leia Satisfação do Cliente: O que é e Como Fazer a Pesquisa de Satisfação na sua Empresa!.
Cheap 1:1 AAA Swiss Super Clone & Fake Rolex Submariner Watches UK | Best Quality Swiss Movement Rolex Submariner Replica Watches For Men And Ladies.
We specialize in selling Top Swiss Cheap replica rolex Watches.
AAA High Quality Luxury Replica Rolex Watches Online Sale At rolex datejust replica.